sábado, 5 de dezembro de 2015

O mal do século

Nota: Decidi fugir um pouco dos versos livres e arrumados do poema, e me desafiei a escrever um texto corrido que passe o que eu quero com a mesma intensidade que sinto. Pode parecer cômico, mas a insegurança me atrapalha em muitas coisas, inclusive no ato de escrever. 

Aliás, as palavras-chave do texto são: Insegurança e Desafio. 

Boa leitura!





Vivemos numa sociedade onde qualquer tipo de adorno vale muito mais do que o verdadeiro sentimento que determinada pessoa coloca em algo. Digo isso pois é muito simples encontrar inúmeras futilidades no dia-a-dia. Basta "navegar" um pouco na internet e observar o número assustador de pessoas desesperadas por atenção, que abrem mão da sua própria privacidade e contentamento verdadeiro, para alcançar números inimagináveis de pessoas que sequer estão se importando efetivamente.
Mas agora, tentando fugir um pouco do clichê, preciso desabafar (e isso me permite usar a palavra-chave que citei na nota inicial: insegurança). Tenho insegurança até em exteriorizar o que sinto. É complicado.
Pois então, deve estar se perguntando: diante disso, porque ainda insiste em continuar escrevendo todos esses poemas, e agora, um texto?
É simples. Ao mesmo tempo que o meu medo me prende, ele me impulsiona.
Admito ter pensado muito antes de fazer esse blog tão simples, ou melhor, esse Casulo (prefiro chamar assim). Afinal, de onde eu extrairia tanta coragem para expor meus rascunhos que preenchem folhas amassadas, pedaços de jornal, ou qualquer coisa que dê para escrever? Onde eu esconderia o meu medo? Como eu anularia a minha insegurança? São perguntas sufocantes.
E é exatamente essa a sensação que a insegurança proporciona aos que são submissos a ela. Somos sufocados por nossas dúvidas, pessimismos e renúncias. É como se fôssemos colocados num quarto com pouca luz e com as janelas e portas fechadas. Nossa visão fica turva, e nos impede de enxergar as inúmeras possibilidades que podemos alcançar. Ficamos mais assertivos, e não conseguimos expressar claramente o que sentimos.
Eu tenho uma mania que só consegue piorar esse meu quadro de insegurança. Costumo olhar para as pessoas e imaginar quais são os principais medos e dúvidas, quais as dores que elas carregam por trás de um sorriso que as vezes pode servir só para camuflar algo. E aí, eu pego essas dores pra mim (como se já não bastasse as minhas), e crio como se fosse um animalzinho de estimação.
Os nossos desafios nascem junto com o sol. Cada dia, indiscutivelmente, teremos um embalado numa caixinha enfeitada com laço e tudo. O que nos resta é abrir e desfrutar, pois alguns deles são verdadeiros presentes. Ao enfrenta-los, a recompensa de conhecer a sua verdadeira capacidade é maior do que qualquer outra coisa. E se não conseguir na primeira vez, vá aprimorando e conhecendo suas limitações, mas nunca deixe de tentar, pois como eu disse no começo... alguns medos nos impulsionam.

Caro leitor, eu não sei quais são as suas verdadeiras dores e inseguranças, mas o fato é que convivemos diariamente com esse medo-sufocante-das-coisas, e que cada vez mais pouquíssimas pessoas estão  interessadas nisso. Isso me assusta.
E é por isso que eu gostaria muito de te ouvir (ou melhor, ler).
Caso ache que isso irá te deixar mais leve, você pode desabafar qualquer coisa pra mim. Comente embaixo desse textinho (em anônimo, para não expor ninguém) o que anda te sufocando. Irei tentar, com todo o carinho, te ajudar.
<3







2 comentários:

  1. olá senhorita lylap..bom dia :3
    bom
    Tenho um, desafio diário como tu, o tempo todo tento mascarar minha insegurança, faço por meio da descontração uma forma de tentar esconder esse lado tímido, que não me deixa muitas vezes seguir o que o coração diz, então minha forma de tentar combater isso e sendo justamente ao contrario de meu jeito tímido, ao incrível que pareça um sou uma pessoa que consegue fazer amigos independente do local ou contexto,tenho facilidade para me relacionar e falar em publico, mas la no fundo existe um outro "eu" o verdadeiro que na solidão,sozinho ele vem ao controle assim mostrando realmente quem eu sou e não quem passo ser, não sou muito de demonstrar minhas emoções sempre tive que demonstrar seria um ponto de fraqueza que me deixaria meus sentimentos vulneráveis nas mãos de outra pessoa, então sempre fui conhecido como a pessoa que não chora, é isso passei muito tempo fingindo ser forte para na realidade esconder minha fraqueza ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayvid! Fiquei muitíssimo feliz com a sua visita! <3
      Primeiramente, obrigada por ter dividido o que sente.
      Eu sou exatamente como você.
      A insegurança faz exatamente isso conosco. Coloca-nos uma máscara e nos deixa dependente dela. Só conseguimos desfrutar da nossa verdadeira essência quando estamos sozinhos, sem os olhares alheios.
      Devo confessar que a criação desse blog foi um grande avanço pra mim, e estou me permitindo "arrancar" essa máscara aos pouquinhos.
      Como sei que você é um garoto muito talentoso, envolvido com a parte musical, eis o meu conselho: continue investindo nisso nos momentos em que está sozinho. Escreva músicas sobre o que você sente e toque aquelas que traduzam algo que você guarda e não consegue dizer.
      Você só vai conseguir ser você mesmo, sem medo de mostrar para o mundo, quando aceitar quem de fato você é.
      Não finja nada!
      Apenas seja!!!
      Um abraço. <3

      Excluir